CORTINA DE GALINHAS, EU ADORO !

cortina de galinhas em patchwork com PAP (DIY)

Oi, pessoal, final de semana com chuva por aqui, bom para ficar em casa (quentinha) e costurar, bordar um pouquinho, e torcer para a semana começar com sol. Esta será a semana da Galinha por aqui, estou separando vários projetos com esse tema. Hoje é a vez das cortinas!

Quando estive em São Paulo, vi uma cortina de galinhas e fiquei apaixonada por ela, normal, adoro galinha e faço tudo que posso sobre o tema. Tentei comprar mas só por encomenda. Então cheguei em casa e já fui me preparando para fazê-la eu mesma. No final deu tudo certo, veja como ficou na foto acima. Quer fazer a sua também?

Esse modelo não requer muito tecido em razão da aplicação, pois se ficar muito volumosa o desenho não aparece. Tenha como base uma vez e meia apenas o comprimento da janela. 

As galinhas são aplicadas com papel termo-colante usando a técnica do patch-apliqué ou patchcolagem. Já falamos sobre o assunto AQUI, onde você encontra o endereço de uma video-aula ensinando a fazer a aplicação.

Você vai precisar de 2 padronagens de tecido, uma para a parte central e outra que será usada na parte superior e na barra da cortina. O ponto palito será usado para unir as partes, já fazendo o acabamento do avesso. Ele é vendido como se fosse uma passanamaria.

As argolas são amarradas nas tiras para possibilitar maior mobilidade da cortina e também para facilitar sua retirada na hora da lavagem. Eu usei tiras feitas com viés pronto. Dobrei-o ao meio e passei uma costura para ficar mais fininho e firme. 

Dicas dadas vamos ao passo-a-passo:

cortina de galinhas em patchwork com PAP (DIY)

cortina de galinhas em patchwork com PAP (DIY)

cortina de galinhas em patchwork com PAP (DIY)


cortina de galinhas em patchwork com PAP (DIY)

Essa mesma aplicação poderá ser feita em um pano-de-prato para completar o conjunto.

As possibilidades são muitas, mude as cores, inverta as faixas, escolha outro tema, enfim sua cozinha ficará muito aconchegante com uma peça feita por você. Arrisque, são apenas costuras retas. 

Você pode ainda usar pequenas galinhas de fuxico, super graciosas, para enfeitar sua cortina. O molde e o passo-a-passo estão abaixo.

galinha de fuxico - com molde e PAP (DIY)

galinha de fuxico - com PAP (DIY)

galinha de fuxico - com PAP (DIY)

galinha de fuxico - com PAP (DIY)

galinha de fuxico - com PAP (DIY)

galinha de fuxico - com PAP (DIY)


Para quem gosta de janelas apenas com o bandô, abaixo outro modelo.

bandô de cortina em patchwork - galinha com molde

bandô de cortina em patchwork - galinha com molde




Agora é só escolher o que mais lhe agrada e bom trabalho.

Durante toda a semana faremos vários projetos com o tema galinha, se você gosta delas, aproveite, separe seus tecidinhos, suas linhas e aguarde o próximo post. Até lá !!!!!!!!


29 comentários:

  1. Nossaq tudo eu amo galinhas e ficou lindo viu!
    obrigada pelo PAP,quem sabe um dia eu aprendo a couturar e faço uma ,bjus Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane, obrigada. Se gosta de galinha volte depois, a semana é das galinhas, estou terminando o próximo post sobre elas, deve sair amanhã,
      Bjs
      RoAguiar

      Excluir
  2. Cómo me gustan tus cortinas!!!. Yo también quiero hacerlas pero me parecían muy difíciles. Ahora con tu tuto lo veo más accesible. Muchas gracias por tus explicaciones y por compartirlo. Voy a seguirte porque tienes un blog muy bonito. Te felicito.
    Un besito

    ResponderExcluir
  3. Que querido ficou! Vc é uma artista! Ficou lindinho...parabéns! bjs Ro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Sheila, obrigada também gostei muito do resultado, adoro o tema galinhas e preciso me segurar pra não fazer tudo que vejo sobre galinhas porque senão minha cozinha viraria um galinheiro, rsrsr
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é maravilhoso. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hilma, obrigada você pelo comentário, fico feliz que o blog seja útil para outras pessoas,
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  6. Amei as galinhas, estou procurando um modelo de cortina para casinha nova, essa me inspirou muito, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha, que bom que te inspirou, também vi essa cortina na loja de outra artesã e amei desde então procurava um tempinho para fazê-la, finalmente terminei e gostei do resultado. Boa sorte com seu cortina quando fizer posta pra gente ver.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  7. acho lindo demais as pessoas que tem este dom maravilhoso,parabens vc merece todos os elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, muito grata por suas palavras tão gentis, ganhei a noite!
      Beijos,
      RoAguiar

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigada, Di Rodrigues, bom fim de semana prá você!
      Bjs,
      RoAGuiar

      Excluir
  9. OLÁ AMIGA TE ENCONTREI NO MOSAICO DA RE E AMEI O SEU CANTINHO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO COPIAR O SEU PAP ESTAR COLOCANDO NO MEU BLOG DE PAP, COM OS DEVIDOS CRÉDITOS É CLARO. JÁ ESTOU TE SEGUINDO E ESTAREI SEMPRE AQUI PARA ESTAR APRENDENDO COM VC. BEIJOS E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilce, obrigada pela visita e pelo comentário. Também adoro os mosaicos da Re, procuro participar sempre, quanta coisa linda que a gente v?e por lá, né!
      Nilce, não costumo ceder PAP completo, apenas algumas imagens para ilustrar as postagens das amigas, mas vi que seu blog de PAPs está começando, então pode copiar esse PAP completo, afinal também quero colaborar para que seu blog de PAPs cresça muito pra gente ter mais um endereço legal para navegar. Boa sorte!
      Agradeço se você colocar o link para esta postagem e não apenas citar a fonte, OK? É o procedimento padrão.
      Amiga, estou te seguindo no Blog das receitas, tava mesmo precisando atualizar meu cardápio, culinária não é o meu forte, preciso me aplicar mais nessa área, rsrsrs, obrigada por compartilhar as receitas.
      Beijão e ótimo final de semana pra ti também,
      RoAguiar

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi, Eliana, obrigada pela visita, fui ao teu blog também, parabéns, muito bom o papo por lá.
      Beijão e boa semana prá você!
      RoAGuiar

      Excluir
  11. Te vi no mosaico da Re adorei o papa das cortinas...bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MArcela, também adoro o mosaico da Re, procuro participar sempre que possa, muita gente talentosa por lá.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijão e boa semana!
      RoAguiar

      Excluir
  12. oi Ro,

    Eu também adoro galinhas e já tenho muitas feitas, obrigada por mais um pap.
    Beijos

    Andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea, obrigada pela visita, aproveite mais esse PAP de galinha, eu sou feito você, viu um molde de galinha dando sopa na net eu já quero fazer, rsrsrs, adoro as galinhas.
      Beijão e boa semana,
      RoAguiar

      Excluir
  13. Maravilha! Estava atrás desse risco da galinha country ,Deus te abençoe e desejo muitas graças.muito obrigada sheila.medeiros@ymail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila, obrigada pela visita e pelo comentario, fico feliz em poder ajudá-la.
      Beijão e boa semana,
      RoAguiar

      Excluir
  14. RO,Estou tentando comprar moldes de animais com pernas de cordão(casal de zebras,girafas,ovelhas etc)a artesã não que eu enviei email não comercializa;caso tenha mande resposta por email. sheila.medeiros@ymail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila, por aqui anda tudo muito corrido, mas vou tentar procurar moldes desses bichinhos que voce falou.
      Sei que com pernas de cordão eu não os tenho, mas vou ver se tenho com pernas normais e se for o caso você as substitue pelos cordões.
      Se encontrar te aviso e te dou/envio os riscos pelo e-mail, OK?
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  15. Maravilhoso. Vc realmente é um encanto em sua arte. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Exatamente o que eu procurava! Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Só faltava o seu comentário. Que bom você estar aqui.
Obrigada e Volte sempre.
roaguiar2016@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...